O sindicato dos empregados no comercio Hoteleiro e Similares de Araxá, quando de sua criação teve uma forte influência dos empregados que vieram da ITALIA, FRANÇA, E ESPANHA, todos mão de obra especializada que vieram para construir o Grande Hotel de Araxá que foi inaugurado em 1944, e muitos por aqui permaneceram constituindo suas famílias.
Em 02 de Julho de 1956 foi criada associação dos empregados que deu origem ao sindicato , sempre tendo como vinculação maior os empregados do Grande Hotel e durante longo tempo o hotel foi administrado pelo estado de Minas Gerais, sendo os empregados funcionários públicos .
1964, no Grande hotel foi tentado a primeira privatização do que foi arrendado para o grupo Quitandinha, um dos maiores grupos hoteleiros da época, que praticamente abandonou o hotel, e em muito prejudicou os empregados, posteriormente criou -se a Hidrominas, empresa de economia mista que passou administrar todos os hotéis do estado, foram períodos de gloria de também de desalento , que culminou com o fechamento do Grande Hotel em 1994, ficando dez anos fechado, acreditamos que a própria comunidade de Araxá não tinha consciência do quanto a cidade dependia do Hotel,
Após o período de reforma o Grande Hotel foi arrendado para o Grupo Santa Barbara, e que entregou a administração para o Grupo Tropical Termas de Araxa, também um dos grande grupos hoteleiros do Brasil, o Grande Hotel reabriu mas nunca mais reabriu de forma definitiva para a comunidade de Araxá que hoje convive com uma cerca em volta do hotel que inibe a comunidade e até mesma as pessoas de melhor poder aquisitivo .
Destacamos esta parte do Grande Hotel na Historia do sindicato que sempre funcionou até o fechamento em 1994, dentro da Galeria do Grande Hotel, embora tivéssemos uma sede doada em regime de comodato pela Federação dos Trabalhadores no Comércio dos Estado de Minas Gerais e Goiás, à época presidida pelo nosso saudoso companheiro EDMO DE ANDRADE .
Em 1999, conseguimos nossa extensão de representação passamos então a representar já com a devida certidão sindical os empregados em turismo e Hospitalidade de Araxá e Tapira então representando um grupo maior de empregados nosso sindicato cresceu muito, conseguimos ampliar nossas instalações e aumentar o numero de empregados do sindicato e com isto atender ainda melhor os empregados da categoria representada.
Foram períodos de muita luta de atrasos nos pagamentos, de greves, de paralisações rápidas para pressionar gerentes autoritários, que aqui vinha nomeados pelos presidentes e abusavam das mordomias, que culminaram com a iniciativa de um político louco que com um abraço de Tamanduá fechou o Grande Hotel de Araxá e ainda em reunião dentro do cinema dispensou todos os 224 empregados que ali trabalhavam .
É importante destacar que nos momentos de luta quando mais precisávamos de apoio, sempre tivemos a nossa retaguarda protegida pelo Trabalho zeloso, eficiente e companheiro, dos presidentes da Federação, sr. EDMO DE ANDRADE, Sr. MESSIAS DE PAULA CASTRO, e hoje o companheiro presidente LEVI FERNANDES PINTO, que estava em nossa cidade naquele fatídico dia 27 de Fevereiro de 1994, e também dos apoios dos empregados da federação que nunca mediram esforços para nos auxiliar, do apoio Juridico,do sempre companheiro Dr. ROSSEVELT .
Esta companheiros é parte de nossa
historia, não é tudo porque muito aconteceu, mas é
parte daquilo que as futuras gerações poderão
compreender, que somente a união dos empregados, pode vencer
a pressões os desrespeito a leis, e prepotência de
encarregados que muitas das vezes ainda agem como antigos feitores
esquecendo eles mesmos que são empregados.